Quando pensamos em elástico lembramos de algo que estica para se adaptar a um propósito, e na TI esse conceito está presente em tudo.
Elastic Cloud
Também representada pela sigla EC, é um serviço da computação em nuvem que ajusta os recursos manual ou automaticamente para atender demandas. A EC permite que a empresa adicione servidores para atender uma demanda de curta duração como a venda de ingressos ou bilhetes de loteria, por exemplo.
Isso atende perfeitamente épocas sazonais.
Em algumas horas ou minutos podemos adicionar N servidores ao cluster para balancear a carga e dar só usuário ou cliente uma experiência adequada do usos do serviço web. É a opção mais adequada também para evitar pagar por recursos que não estão em uso. A empresa aloca o recurso extra apenas quando precisa.
Fila de espera
Nas últimas horas antes do sorteio da mega da Virada havia tanta gente querendo apostar que havia fila de espera. Nas redes sociais encontramos comentarios mencionando quase uma hora para fazer aquela fezinha.
Outros eventos, principalmente musicais, também passam por isso.
Fila de espera em lojas virtuais é um tipo de “solução” aplicada para segurar picos de demanda. Quando isso ocorre fica claro que o investimento em infraestrutura não ocorreu ou foi inadequado, e aí os limites precisam ser maquiados. Faz parte e hoje pode ter relação com a não adoção da computação em nuvem.
On-premises vs Cloud
A adoção de qual método será usado para hospedar servidores deve ter como requisito o propósito do serviço que será oferecido. Os exemplos da fila de espera deixam claro que isso não foi respeitado, e que provavelmente os servidores são on Premises. Sendo servidores físicos, o aumento sazonal só é resolvido com mais servidores físicos. Estando em Cloud, basta alocar os servidores necessários e adicioná-las ao cluster. Isso demora alguns minutos. Se o serviço estiver em containers, melhor ainda.
Mas será que a empresa precisa?
Logicamente decisões estratégicas vindas de cima prevalecem na escolha do cenário computacional. A fila de espera pode evitar um investimento que ninguém quer fazer. O problema é que essa situação arranha a reputação da empresa. Não há uma entrega de serviço adequada tampouco a experiência do usuário vale alguma coisa.
A internet veio para facilitar muita coisa e pegar fila não me parece algo que podemos relacionar à velocidade de processamento que temos à disposição.
Deixe um comentário