Um grande problema na infra é a armazenagem de arquivos, e a falta de visão nos obrigada a guardar muita coisa desnecessária.
Péssimos hábitos
O ser humano é acumulador e bagunceiro por natureza, e o computador usado na empresa mostra isso. Como as pessoas passam mais tempo na empresa do que em casa, então a vida de todos é facilmente representada pelo computador.
A área de trabalho é a sala, e logo de cara se vê a organização. Downloads representa todos os armários, ali tem muita coisa guardada que pode sumir e não vai fazer falta.
Meus documentos, representa a papelada solta nas gavetas. Encontra-se bastante anotação, caderninho, bilhete, e alguns documentos importantes (que deveriam estar no servidor de arquivos, segurados pelo backup)
Imagens e vídeo deve ter justamente isso, mas relacionado ao trabalho e a empresa. Se há pessoalidade, lembrança de algum evento, ou algo que estava no celular, tem muita coisa errada, e no mínimo a segurança da empresa é péssima.
O compartilhamento de rede do departamento é aquele quartinho da bagunça que os irmãos adultos dividem, e que fica na casa dos pais. Para os pais, são os brinquedos das crianças. As crianças já cresceram mas os pais não se importam, pois se falarem para jogar algo fora, alguém faz birra.
Coisas, lixo que guardamos. Lixo, coisas que jogamos fora
Já ouviu essa frase? Você aplica isso na sua vida? A frase resume o dia-a-dia de muita gente, e nas empresas tem uma lixarada de cair o queixo.
A maioria das pessoas não se preocupa em se desfazer das coisas. Vamos olhar para o quartinho da bagunça compartilhado. É mais ou menos organizado. Imagine algo como prateleiras com várias divisórias, várias caixas com outras caixinhas dentro, e quase tudo etiquetado. Parece organizado, só que não. Chamaria de organização algo com coisas mofadas, empoeiradas, enferrujadas ou vencidas?
Os compartilhamentos de rede são exatamente assim. Sem regras vira um lixão.
A principal regra é a cota de uso. A unidade pode mostrar 1tb de espaço, mas isso não significa que você tem direito a isso. A cota é um acordo entre a TI um departamento. O problema é que expõe a desinformação e alguma lei do poder mal jogada. A preguiça também.
A infraestrutura é comunista
O trabalho da infraestrutura se resume a socializar os recursos tecnológicos de maneira justa. Nos esforçamos para isso e frequentemente temos que enfrentar desafios, geralmente recorrentes.
Não é uma questão de que se compartilha pouco, as pessoas acham que é pouco porque são desorganizadas e não se preocupem com o uso consciente de recursos.
A TI não é uma ditadura, apenas temos regras aplicadas a todos para um bem comum, e que precisam ser respeitadas, até pelas “elites”.
Enterrando o lixo
Como sempre, teremos pessoas nos dois lados desse jogo. Sabendo disso alguém teve a brilhante ideia de criar os termos dados quentes e dados frios. É uma maneira politicamente correta de dar nome ao que se usa com frequência e ao que nunca mais será usado (lixo).
Mais brilhante foram as pessoas que criaram produtos para gerenciar os dados, e cobrar (caro) pelo serviço. As ferramentas de backup modernas fazem esse gerenciamento com maestria. Podemos resumir assim: o que se usa com frequência fica disponível mais rápido, tem uma frequência de backup mais curta, versionamento, disponibilidade, etc. O que não é usado, mas parece importante, guarda-se em algum lugar bem escondido para não atrapalhar o dia-a-dia.
Faça sua parte.
Deixe um comentário